Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (animee mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.
A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.
Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque.
A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997(voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998) e estava sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. Voltou a ser exibido em rede aberta pela Band em 30 de junho de 2010, no horário das 14:15 às 15:00, com transmissão apenas para São Paulo. A partir de 25 agosto de 2010 começou a transmissão com episódio único para todo o Brasil, no horário das 08:00 às 08:30.
Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pelaRTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteúdo violento por parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z em 19 de Setembro de 1999 aSIC inicia a transmissão da versão portuguesa da série, transmitindo desta vez a totalidade dos episódios, exceptuando o 37. Destacou-se pela constante mudança do horário da série, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã. Desde 2009, o canalAnimax tem transmitido a versão japonesa com legendas.
Protagonistas
A Deusa da Sabedoria e da Justiça cuja vontade é de proteger a humanidade do mal e garantir a paz. Após ser salva das ambições que rodeava o Santuário, foi nomeada como Saori Kido, neta de Mitsumasa Kido. Ela fora salva por Aiolos de Sagitário das garras de Saga de Gêmeos (Mestre Ares), que tentara matá-la. Se aproveitando da inexistência de testemunhas, Mestre Ares acusou Aiolos de traição, que posteriormente foi morto por Shura de Capricórnio por ordens do Mestre.
Cavaleiro que conquistou sua armadura na Grécia, treinado pela amazona de prata Marin de Águia. Nobre ao mesmo tempo que agitado, Seiya é o protagonista da série, cujo objetivo é encontrar sua irmã perdida, Seika. É conhecido por nunca perder as esperanças e lutar por aquilo que acredita. Depois da guerra contra Hades ele encontra Seika graças á Marin.
Cavaleiro que treinou arduamente na China com o Mestre Ancião que na verdade é o cavaleiro de ouro Dohko de Libra. Sábio e habilidoso, Shiryu é um notável guerreiro que sempre arrisca sua vida em prol das outras pessoas. Costuma receber grandes ensinamentos de seu mestre.
Treinou sobre as frias montanhas da Sibéria orientado pelo cavaleiro Camus de Aquário (no anime é treinado pelo Cavaleiro de Cristal). No mangá, recebe a missão de destruir Seiya e os outros cavaleiros de bronze que mancharam a honra do santuário ao participar do torneio de Saori Kido no Japão. Calmo e calculista, Hyoga é o guerreiro que manipula o frio. Ele sempre se lembra da morte de sua mãe que naufragou para salvar o filho, de onde retira forças para lutar, muito embora seu mestre discorde da fonte de inspiração do pupilo e pregue que para atingir a perfeição como guerreiro, Hyoga deva esquecer este tipo de sentimento, sendo este fato o que provoca Hyoga a lutar pessoalmente com Camus na batalha das Doze Casas.
Conquistou sua armadura na ilha de Andrômeda, próxima da Etiópia. Pacífico e bondoso, Shun vive a contradição de ser um guerreiro que não gosta de lutar. Ao fazer uma promessa ao seu irmão Ikki, treina para ser um guerreiro. É muito poderoso, mas esconde o seu verdadeiro poder usando apenas a corrente embutida na armadura. Muitas vezes, quando está em perigo, é ajudado por seu irmão. Mas devido o fato de não gostar de lutar, é repreendido por Kanon de Gêmeos, e após isso, ele passa a entender o que é lutar. Ele foi treinado pelo cavaleiroAlbion de Cefeu (Originalmente chamado de Daidalos no mangá) junto a June de Camaleão, Leda e Spica. O espírito de Hades (deus da Morte)entra em Shun (como hospedeiro), Hades usa o corpo de Shun para tentar dominar o mundo, mas é derrotado.
Ikki é o guerreiro que teve o mais difícil treinamento para conquistar sua armadura após resolver trocar o seu lugar com o de seu irmão. O mestre de Ikki, Guilty, que o treinou na Ilha da Rainha da Morte, conseguiu embutir o ódio e o rancor no coração de seu pupilo após matar Esmeralda, sua escrava (filha no anime), a quem Ikki amava. Após isso, acaba matando seu mestre, conquista a armadura de Fênix e a liderança dos Cavaleiros Negros. Afim de se apossar da armadura de ouro de sagitário, se une aos cavaleiros negros para lutar contra Seiya e os outros. Posteriormente, arrependido, Ikki desaparece após ser derrotado, mas volta para ajudar seus amigos em momentos críticos. Ikki é tido como o mais poderoso dos cavaleiros de bronze seu Golpe fantasma de Fênix é quase sem defesa, e possui uma capacidade única que nem mesmo os cavaleiros de ouro possuem: sua armadura depois de destruída se reconstrói e ele "renasce das cinzas".
Antagonistas
- Saga de Gêmeos: O Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, por seu poder, considerava-se o único homem capaz de deter os futuros ataques dos deuses à Terra. É atormentado por duas personalidades diametralmente opostas: a benevolente e a malévola. Treze anos antes de a história ter início, Saga tenta matar a pequena deusa Athena, sem sucesso. Mas toma o controle total do Santuário, ao aniquilar (Shion de Áries). Tendo todos os Cavaleiros de Athena como seus comandados, treze anos depois, ao saber que Athena estava viva, tenta destrui-la novamente. De qualquer maneira, é tanto um dos maiores vilões de toda a série, como também um dos maiores heróis.
- Hilda de Polaris: Representante de Odin na Terra, a valquíria é possuída pelo Anel de Nibelúngo (controlado por Poseidon, no animê), que a leva a ter impulsos de dominação do mundo em nome de Odin.
- Julian Solo (Poseidon): Julian Solo, magnata do comércio marítimo, hospedeiro do espírito do deus dos mares. Sua missão é purificar a terra através de enchentes e inundações.
- Kanon: Irmão gêmeo de Saga, previu o lado negro de seu irmão. Diz ao espírito de Poseidon que Atena voltara a caminhar sobre a Terra e que o deus dos mares deveria combatê-la. Então diz para Julian Solo que ele é um deus, e assim se faz. É conhecido também como o homem que manipulou os deuses.
- Hades: Deus do Mundo dos Mortos, usou o corpo de Shun de Andrômeda como hospedeiro. Deseja o domínio da Terra e sua purificação através da morte dos humanos.
Outros
- Kiki: Aprendiz de Mu de Áries. Por enquanto não tem muitos poderes, mas é um garoto bastante valente, como pode se constatar na batalha contra Poseidon: Kiki leva a armadura de Libra. Possui poderes de telecinese. É um dos últimos descendentes da raça do continente de Shion. Tornou-se um grande amigo dos cavaleiros de bronze, principalmente de Shiryu e Seiya.
- Shina de Cobra: É uma amazona de Prata que treinou Cássius, outro candidato a Armadura de Pégaso. Com personalidade geniosa, quis vingar-se de Seiya por ter derrotado seu discípulo, inclusive arrancando-lhe a orelha, e por achar que a armadura de Pégaso era digna somente de ser utilizada por um grego legítimo, como Cassius, e não por um japonês, que, por natureza, não seria "devoto" da Deusa Athena. Nessa ocasião, Seiya acaba vendo seu rosto sob a máscara e, desde então, Shina alimenta uma obsessão por ele, pois quando uma amazona tem seu rosto visto por um homem, ela deve amá-lo ou matá-lo. Sempre defende Seiya, muitas vezes dando seu próprio corpo, jogando-se contra golpes de seus oponentes.
- Tatsumi Tokumaru / Tokumaru Tatsumi: guarda-costas de Saori e seu braço direito. Foi assistente de Mitsumasa Kido. Era encarregado de treinar os órfãos que futuramente seriam os Cavaleiros de Bronze, e muitas vezes abusava de seu status. Aparenta ser um excelente lutador de kendo. É um fiel ajudante, acompanhou Saori até o santuário e permaneceu com Saori durante algumas horas em que ela estava ferida. Apesar de não ser um cavaleiro, a defende como se fosse um.
- Flair: irmã de Hilda de Polaris. Vive em Asgard. Liberta Hyoga quando ele é preso e foge com ele. Ajuda os cavaleiros de bronze dando informações sobre os guerreiros deuses e os ajuda a chegar ao templo de Poseidon.
- Mitsumasa Kido / Kido Mitsumasa: avô adotivo de Saori. Após receber Atena ainda bebê e a Armadura de Sagitário de Aiolos, reuniu 100 crianças para se tornarem Cavaleiros, vivendo todos em sua mansão no Japão. Morreu pouco antes de Seiya retornar da Grécia, levando consigo o segredo do paradeiro da irmã de Seiya. Idealizador da milionária e nipônica Fundação Graad.
- Shunrei: Filha adotiva de Dohko de Libra, que a adotou ainda pequena e assim viveu com ele em Rozan, nos 5 picos antigos da China. Lá conheceu Shiryu e Okko nos seus treinamentos, mas visivelmente se apaixonou por Shiryu. Sempre cuidou dele nas horas adversas, rezou por seu retorno seguro e foi atacada por Máscara da Morte de Câncer que a jogou cachoeira abaixo após desconcentrá-lo com suas orações na iminência da morte de Shiryu, mas o Mestre Ancião a salva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário